A variedade dos planos de saúde no mercado é grande. São tantos tipos de planos, que muitas vezes pode ser difícil a sua escolha.
Mas, para evitar quaisquer dúvidas, traremos 5 dicas de como escolher um Plano de Saúde Ideal perfeito para você, dependentes ou colaboradores.
Ou seja, aprendemos que tal coisa!
Dica 1: Tipos de Planos de Saúde
Iniciando nossas dicas, uma das mais importantes é a escolha do tipo de plano de saúde. Por isso, vamos definir para você quais os tipos de planos de saúde existentes abaixo:
- Ambulatorial: de convênio simples, é caracterizado pelo uso em ambulatórios, clínicas ou consultórios, não tendo validade para uso em internações hospitalares.
- Hospitalar: sua cobertura permite internações hospitalares, contudo não cobre exames ou consultas não relacionadas a internação.
- Hospitalar e Ambulatorial: é a junção dos planos de saúde anteriormente mencionados, garantindo uma cobertura de saúde mais interessante. Além disso, para o caso de mulheres, pode ser incluso ou não o serviço de obstetrícia.
- Odontológico: focado exclusivamente em tratamentos odontológicos.
- Referencia: engloba internações, tratamentos e exames em um único plano. Na condição hospitalar sua internação é em quarto coletivo.
Um dos principais cuidados que você deve ter aqui é entender quais as suas necessidades, seja no presente momento ou até no futuro mesmo.
Portanto, quanto mais você pensar nos detalhes do plano a ser adquirido para as necessidades, melhor será sua escolha.
Veja também: Estou gestante. Posso fazer um plano de saúde?

Dica 2: Período de Carência
Muitas pessoas têm medo do período de carência ao contratar qualquer tipo de Plano de Saúde. O período de carência é o tempo de espera que você precisa aguardar para eventuais procedimentos, exames ou consultas.
Em geral, as operadoras regulamentadas pela ANS têm um prazo máximo de dias por tipo de procedimentos a serem incluídos após o período de espera. Veja abaixo:
- Internações em casos urgentes com risco de vida: até 24 horas após a assinatura do contrato;
- Partos a termos (partos que são feitos entre 37ª e 42ª semana de gestação), excluídos os partos prematuros ou por eventuais problemas de gestação: 300 dias.
- Demais situações: 180 dias

Dica 3: Cobertura geográfica dos planos de saúde
Abrangência geográfica do seu plano de saúde também deve ser considerada na hora da contratação. É importante você verificar em quais locais você terá acesso a todo suporte que você precisa. Os principais tipos de abrangência são:
- Nacional: válido em todo o território nacional;
- Grupo de estados: válido em determinado grupo de estados;
- Estadual: válido no estado do produto contratado;
- Grupo de municípios: válido em determinada região de municípios;
- Municipal: válido somente para o município do produto contratado.

Dica 04: Reajustes dos planos de saúde

Dica 05: Seriedade e confiança
Sem dúvidas, essa é a principal dica: o cuidado com a saúde é uma coisa séria. Por isso, ter o cuidado em qualquer fase da sua vida deve ser uma das principais prioridades.
Por isso, a Ideal Planos está a sua disposição sempre para lhe ajudar com todas as necessidades que você precisa. Se você quiser mais detalhes dos nossos planos e como pode lhe ajudar, entre em contato.
Até a próxima.
fonte: https://idealplanos.com.br/planos-de-saude-como-contratar/