publicacao

Como evitar o câncer? Confira as 10 principais dicas!

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o câncer é a segunda principal causa de morte em todo o mundo, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares. Felizmente, uma parte significativa dos casos pode ser evitada apenas com mudanças no estilo de vida.

Acompanhe o artigo a seguir e descubra como evitar o câncer.

O que é o câncer e o que causa a doença?

O câncer não é uma doença única e sim o nome dado a um conjunto de doenças que têm em comum o crescimento incontrolável de células, que invadem tecidos e órgãos.

O câncer também não tem uma causa única, pois diversos fatores contribuem para o desenvolvimento da doença.

A maior parte dos casos (80 a 90%) estão associados a causas externas, ou seja, aos hábitos e ao estilo de vida.  O restante está relacionado à condições internas como a capacidade do organismo de se defender de agressões externas e mutações genéticas.

Quais são os tipos de câncer mais comuns?

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima-se, para o Brasil, biênio 2018-2019, a ocorrência de 600 mil casos novos de câncer, para cada ano.

Segundo essas estimativas, os tipos de câncer mais incidentes, (excetuando-se o câncer de pele não melanoma) em homens serão próstata (31,7%), pulmão (8,7%), intestino (8,1%), estômago (6,3%) e cavidade oral (5,2%).

Nas mulheres, serão os cânceres de mama (29,5%), intestino (9,4%), colo do útero (8,1%), pulmão (6,2%) e tireoide (4,0%).

Quais tipos de câncer apresentam maior mortalidade?

Em homens, os cânceres de traqueia, brônquios e pulmões, próstata, estômago, cólon e reto, esôfago e fígado são responsáveis por aproximadamente 40% dos óbitos por câncer.

Já em mulheres, cerca de metade dos óbitos por câncer são causados pelos cânceres de mama, traqueia, brônquios e pulmões, cólon, reto e ânus, colo do útero, estômago e pâncreas.

Importante destacar que reduzir a mortalidade por câncer é possível. Como vimos, a maior parte dos casos estão relacionados ao estilo de vida.

Como evitar o câncer?

Para evitar o câncer você deve adotar algumas ações e assim reduzir os riscos de ter a doença. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) recomenda:

1. Não fumar

O tabagismo e a exposição passiva ao cigarro são importantes fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão, que é um dos mais comuns em homens e mulheres e também um dos mais agressivos.

Entre fumantes, a mortalidade por este tipo de câncer é 15 vezes maior do que entre pessoas que nunca fumaram.

2. Adotar uma alimentação saudável

Adotar uma dieta saudável, rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes e verduras e pobre em alimentos ultraprocessados (bebidas açucaradas, salgadinhos e pratos congelados como nuggets) é importante para evitar o câncer.

Segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Sorbonne, em Paris, na medida em que a proporção de alimentos ultraprocessados na dieta aumentasse 10%, a quantidade de câncer detectada aumentaria 12%. Portanto, fique longe deste tipo de alimento.

3. Manter o peso corporal adequado e praticar atividade física

As chances de desenvolver câncer são maiores se você está acima do peso. Uma alimentação saudável pode evitar cerca de um terço de todos os casos de câncer.

Realizar atividade física também é importante pois quanto mais você se movimenta maior a proteção contra o câncer.

Como a atividade física promove o equilíbrio hormonal, fortalece as defesas do organismo e reduz o tempo de trânsito gastrointestinal você estará contribuindo para prevenir o câncer de intestino e de mama.

4. Amamentar

O aleitamento materno protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil. Amamentar é a primeira ação de alimentação saudável.

5. Fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos

A recomendação é que mulheres com idade entre 25 e 64 anos façam o exame preventivo a cada três anos.

Por meio deste exame, também conhecido como Papanicolau, é possível descobrir alterações das células do colo do útero.

6. Vacinar contra o HPV

O HPV é um vírus relacionado ao câncer do colo do útero. A vacina contra o HPV está disponível pelo SUS e é recomendada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

7. Fazer exames e vacinar-se contra a hepatite B

O câncer de fígado está relacionado à infecção pelo HBV, o vírus causador da hepatite B. Vacinar-se é muito importante para evitar esse tipo de câncer.

A infecção é curável com tratamento, por isso também é importante fazer um exame para verificar se você tem a doença, além de adotar algumas medidas para evitar a infecção pelo HBV.

A infecção pelo vírus da hepatite C também pode levar ao câncer no fígado, no entanto não existe vacina contra a doença.

Para saber se você tem hepatite C é necessário fazer um exame. Caso você seja diagnosticado com a doença, poderá receber tratamento e assim evitar as complicações da hepatite C.

8. Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas têm um efeito cancerígeno sobre as células e favorecem o desenvolvimento de muitos tipos de câncer como o de boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado, intestino (cólon e reto) e mama (pré- e pós-menopausa).

9. Evitar comer carne processada

Carnes processadas como salsicha, linguiça, mortadela, salame e peito de peru são ricas em conservantes (nitritos e nitratos) que contribuem para o desenvolvimento de câncer de intestino.

10. Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h

O câncer de pele é o mais frequente no mundo e no Brasil. Por isso, evite se expor ao sol das 10h às 16h. Se a exposição for inevitável, utilize chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

Para prevenir o câncer, além de adotar essas medidas, também é importante realizar um check-up com frequência. Consulte os profissionais de saúde para avaliar quais são os exames necessários para a sua faixa etária.

FONTE: https://hilab.com.br/blog/como-evitar-o-cancer/