publicacao

Mitos e verdades sobre o câncer

As causas de câncer são variadas, externas ou internas ao organismo. As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. As internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Esses fatores podem interagir de várias formas, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células normais.

Dos casos, 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais. Alguns deles são bem conhecidos: o cigarro pode causar câncer de pulmão, a exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele, e alguns vírus podem causar leucemia. Outros estão em estudo, como alguns componentes dos alimentos que ingerimos, e muitos são ainda completamente desconhecidos.

O Blog da Saúde separou algumas afirmações comuns e explica se é mito ou verdade:

O câncer é hereditário?

Mito – Em geral, o câncer não é hereditário. Entretanto, existem alguns fatores genéticos que tornam determinadas pessoas mais sensíveis à ação de carcinógenos.

Pessoas negras não correm risco de ter câncer de pele?

Mito – Qualquer pessoa pode ter câncer de pele, no entanto aquelas com maior concentração de melanina na pele apresentam menor incidência de tumores de pele.

Charutos e cachimbos provocam menos câncer de pulmão que cigarros comuns?

Mito – Tanto os cigarros como os charutos e fumo para cachimbos consistem em folhas de tabaco secas, além de outras substâncias. Dentre aquelas já identificadas no tabaco e na sua fumaça, 43 são comprovadamente cancerígenas.

O tabaco causa apenas câncer de pulmão?

Mito – O hábito de fumar é a principal causa do câncer de pulmão, laringe, faringe, cavidade oral e esôfago. Também contribui para o surgimento do câncer de bexiga, pâncreas, útero, rim e estômago, além de algumas formas de leucemia.

Alimentos cozidos em forno de micro-ondas podem provocar câncer?

Mito – As micro-ondas não tornam o alimento radioativo, nem apresentam risco de exposição à radiação desde que usadas de acordo com as instruções.

Amamentar protege o peito do câncer de mama?

Verdade – Quando o bebê mama, as células mamárias ficam ocupadas com a produção de leite e se multiplicam menos, o que reduz o risco de contrair a doença.

Ter um PSA alto significa ter câncer de próstata?

Mito – Um PSA pode estar alterado devido, por exemplo, a uma infecção do trato urinário.

A vasectomia causa câncer de próstata?

Mito – Estudos recentes mostram que a vasectomia não é um fator de risco para o câncer de próstata.

Fonte: Blog da Saúde

Site: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/50132-mitos-e-verdades-sobre-o-cancer