1- Cuidado com alimentos escuros

Segundo dentistas, existem alguns condimentos e ingredientes capazes de escurecer qualquer sorriso. Entre os itens que merecem atenção estão molho marinara, mirtilo e molho de soja. São exemplos de alimentos com pigmentação muito escura, que pode causar manchas nos dentes.

2- Atenção com os energéticos

Além de bebidas como café e vinho tinto, especialistas afirmam que energéticos também devem ser consumidos com o máximo de cautela. Eles contêm um ácido que pode corroer os dentes. Mas não precisa bani-los. A ingestão dessas bebidas através de um canudinho já ajuda a proteger o sorriso.

3- Não se esqueça da língua

Escovar a língua não serve apenas para ter um hálito fresco. Esta parte da boca acumula bactérias que podem, eventualmente, levar à descoloração dos dentes. Por isso, a recomendação é usar uma escova de dentes macia e com cabo longo para escovar desde a parte de trás da língua até a ponta.

4- Coma frutas e verduras cruas

Além de ser ótimo para a saúde, comer frutas, legumes e alguns alimentos crocantes pode fazer muito bem aos dentes. De acordo com dentistas, consumir nozes, cenoura crua, maçã e couve-flor pode ajudar a mantê-los limpos, já que são capazes de remover manchas superficiais e placas que levam a cáries.

5- Após consumir frutas cítricas, enxague a boca

Embora sejam ótimas fontes de vitamina C, frutas cítricas, como limões e laranjas, contêm um ácido que corrói o esmalte do dente e pode manchá-lo. Mas você não precisa deixar de consumir esses alimentos. Basta enxaguar a boca imediatamente depois de comê-los. Fonte: O Globo